Morre Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, aos 114 anos

Faleceu nesta segunda-feira (14), aos 114 anos, o lendário maratonista indiano Fauja Singh, conhecido mundialmente como o “Tornado de Turbante”. Singh foi atropelado por um carro enquanto atravessava uma rua em sua aldeia natal próxima a Jalandhar, no estado de Punjab, na Índia. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. A morte só foi confirmada publicamente nesta terça-feira (15) por seu clube, o Sikhs In The City, com sede em Londres.
Ícone da longevidade e do atletismo, Singh entrou para a história do esporte ao completar, aos 100 anos, a Maratona de Toronto de 2011. O feito, no entanto, não foi reconhecido pelo Guinness por falta de documentação oficial que comprovasse sua idade. Seu passaporte britânico indica a data de nascimento como 1º de abril de 1911.
Com um histórico comovente, Fauja iniciou sua carreira esportiva aos 89 anos, após perder a esposa e um dos filhos em um curto intervalo de tempo. O episódio mais trágico de sua vida ocorreu em 1994, quando viu o filho Kuldip ser decapitado por um pedaço de metal durante uma tempestade no campo onde trabalhavam juntos como agricultores. Sozinho, decidiu recomeçar a vida em Londres com o filho mais novo.
Foi na capital inglesa que encontrou motivação no esporte. Participando de eventos promovidos pela comunidade sikh, descobriu a corrida como um novo propósito. Sua estreia aconteceu em 2000, na Maratona de Londres, quando tinha 89 anos. Nos anos seguintes, disputou mais oito provas de 42 km, entre elas, a Maratona de Nova York e a de Toronto, onde registrou seu melhor tempo: 5h40min, em 2003.
Além do feito nas maratonas, Singh também teve papel simbólico no esporte mundial ao carregar a tocha olímpica durante os Jogos de Londres em 2012. Sua última corrida oficial foi em 2013, aos 101 anos, em Hong Kong, onde completou os 10 km em 1h32min.
Mesmo após a aposentadoria, Singh se manteve ativo como figura pública e inspiração esportiva. “Quero ser lembrado mesmo sem correr. Que não me esqueçam completamente”, disse ele à época.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prestou homenagem ao atleta: “Fauja Singh foi extraordinário. Inspirou gerações com sua força de vontade e paixão pela boa forma física. Sua história é um legado para o esporte e para a humanidade”.
Fauja Singh deixa um legado inigualável: o de que nunca é tarde para recomeçar, e correr atrás de um novo propósito.
—
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao
#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão